O italiano é considerado uma das línguas mais românticas e melódicas da história do mundo. É falado em todo o território da Itália, no estado do Vaticano, na república de San Marino, em parte da Suíça e na ilha francesa da Córsega. Estendeu-se também consideravelmente pelo continente americano, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Argentina, já que foram numerosos os imigrantes italianos que ali se fixaram.
Muitas pessoas procuram aprender italiano para fazer faculdade ou para enriquecer o currículo. Devido ao grande numero de italianos imigrantes ao redor do mundo, muitos deixam seus países para fazer faculdade na Itália, caso de nós brasileiros.
Cursos de moda e gastronomia também são muitos procurados na Itália, sendo que muitos deles são ministrados em italiano. O português assim como o italiano foi desenvolvido a partir do Latim, sendo assim, há muita semelhança entre as línguas, o que facilita aprendizagem.
Preparatório para Exames
Os certificados de fluência da línguas são:
CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana
Oferecido nos seis níveis de classificação, A1 a C2, o CELI é fornecido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia, conveniada ao Ministério das Relações Exteriores da Itália.
CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera
Também é oficial e é oferecido pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Foi a primeira certificação de proficiência em italiano a adotar a classificação do Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR).
IT – Certificato di italiano come Lingua Straniera
É a certificação oficial dada pela Universidade dos Estudos Roma e é também dividida nos níveis da classificação europeia: de A2 a C2.
PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri
A certificação oferecida pela Sociedade Dante Alighieri também funciona dentro da classificação de A1 a C2 e mede as habilidades de escrita, fala, compreensão oral e de leitura.
Os níveis são divididos da seguinte maneira:
A1 - É um exame de língua italiana para aqueles que acabaram de aprender italiano e que são capazes de entender e usar expressões cotidianas familiares para satisfazer necessidades específicas.
A2 – É um exame de língua italiana para aqueles que acabaram de começar a aprender italiano e, portanto, são capazes de se comunicar em atividades simples e rotineiras.
B1 - É um exame de língua italiana para aqueles que estão aprendendo italiano e alcançaram a independência inicial em situações de vários tipos.
B2 - É um exame de língua italiana para aqueles que alcançaram boa autonomia de comunicação. É considerado um marco, um ponto de virada para quem está aprendendo uma língua.
C2 - É um exame de língua italiana para aqueles que alcançaram um nível avançado de proficiência em italiano.
- mínimo 4 semanas.
- mínimo de 18 anos.