BTB Intercâmbios 

Mitos e verdades sobre intercâmbio

11.07.2019

Intercâmbio, uma palavra que para muitos é um sonho. Estudar em outro país, conhecer uma nova cultura, fazer novas amizades e se apaixonar pelas coisas boas do mundo.

O intercâmbio é sem dúvida uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter, é algo que irá enriquecer você como pessoa e como profissional.

Mas todo sonho requer planos para que seja concretizado, e no caminho para sua realização existem dúvidas, e isso é completamente normal. Com o poder da internet em nossas mãos vamos direto no poço em que se encontra toda a sabedoria do mundo quiçá do universo, o Google.

A internet é sim um local de sabedoria e que pode te ensinar muitas coisas, mas também é local de informações falsas que deixam você ainda mais confuso.

E é por isso que estamos aqui, criamos este texto para tirar suas dúvidas a respeito de intercâmbio e mostrar que o mundo é logo ali.

 

 

1 -  Eu preciso ter muito dinheiro?

 

Não! A resposta ideal para esta pergunta é que você precisa ter o dinheiro certo. Todo sonho material, aqueles que você quer adquirir algo é preciso economia e com intercâmbio não é diferente.   

O planejamento financeiro é algo essencial para que tudo o que você planejou para sua grande viagem aconteça.

Existem diversos planos de intercâmbio que pode facilitar sua vida financeira, sem falar das promoções que vivem acontecendo. Por isso, planeje-se, busque pesquisa em fontes confiáveis, vá atrás de quem entende do assunto.

Você precisa de assessoria e planejamento. Tendo ambos, seu sonho se realizará muito mais rápido.

2 - Eu preciso “manjar” a língua estrangeira?

 

Noop! Não é preciso dominar a língua local para fazer um intercâmbio. É claro que se você souber o básico ou até mesmo o intermediário será excelente para o seus primeiros dias e até primeiro mês.

Mas a intenção de um intercambista é aprender um novo idioma ou aperfeiçoá-lo com o povo nativo da língua. Por isso fique tranquilo, se você não domina totalmente a língua do país que você está indo, mergulhe fundo em sua viagem e não tenha dúvidas que em poucos meses estará se comunicando muito bem com seus novos amigos.

 

 

3 - Tem hora para um intercâmbio?

 

Sim! De madrugada, onde as passagens ficam um pouco mais baratas! Rs. Brincadeiras a parte, é claro que não!

Estar com 15 anos ou com 30 não interfere em nada sua experiência, todos temos direito de estudar, viajar e viver nossos sonhos. Se você tem mais de 30 anos, pode pagar seu intercâmbio e quer realizar esse sonho, porque não?

O mais importante para uma viagem de estudos e/ou trabalho é a mentalidade, você está pronto para conhecer uma nova cultura, uma nova nação, costumes diferentes? Quem sabe  até morar sozinho?

Se a reposta for sim, já basta. A experiência é incrível e vamos sempre recomendar a todos, façam intercâmbio! Você verá o quanto te fará crescer. 



4 - Intercâmbio igual férias?

 

Não! Sair do país pode trazer uma falsa sensação de férias, onde só se curtiu e “turistou”. É claro que em um intercâmbio você irá fazer turismo, conhecer locais incríveis e pessoas sensacionais.

Mas é preciso seguir regras, afinal você saiu do seu país para estudar, aprender e se aprimorar, seja em uma língua estrangeira ou na sua profissão. Sem falar que muitas vezes essa aventura é solo, com no máximo amigos ou parceiros. Então a obrigação de: manter casa limpa, fazer compras, cozinhar e principalmente, administrar seu próprio dinheiro é totalmente sua!

Já falamos e podemos repetir quantas vezes for preciso, intercâmbio tem como propósito o aprendizado e amadurecimento, tanto pessoal quanto profissional.

Quanto mais focado você estiver, melhor será a experiência.

 

 

5 - O mercado de trabalho está de olho

 

Sem dúvida! O mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional está em busca dos melhores currículos. Um intercâmbio atribui um peso incrível para o seu CV, principalmente se for bem aproveitado.

Imagine a seguinte situação, você é uma figura importante dentro de uma empresa multinacional e possui dois currículos em mãos. Um é de alguém que não possui uma segunda língua e teve experiências apenas localmente. A outra pessoa fez intercâmbio, possui fluência em uma segunda língua, é muito proativa devida sua vida fora do país onde teve que se virar, dentre outras qualidades. Qual você escolheria?

O peso de um intercâmbio é enorme e todos somos capazes de fazê-lo. Cada um no seu tempo, cada um com seu sonho, é claro. Todos somos capazes e merecemos a grandeza.



6 - Trabalho temporários podem salvar suas finanças

 

E como! Imagine você fazer tudo o que um intercâmbio pode te proporcionar e ainda descolar uma graninha para ajudar nas finanças e até mesmo salvar os fins de semana de passeios e viagens internas.

Para as viagens internas ale a mesma dica quando falamos de fazer um intercâmbio, economia. Quando se faz um intercâmbio de duração maior - 4 meses ou mais dependendo das regras impostas é claro - e se você possui um emprego onde seu horário é flexível e também economizou, é a hora perfeita para dar uma “viajadinha” pela região onde você se encontra.

Outra situação em que uma graninha pode ajudar é na hora das compras do mês, comprar roupas, etc. Infinitas possibilidades. Segue a lista de alguns países que permitem trabalhar com visto de estudante:

- Austrália;
- Canadá;
- Irlanda;
- Nova Zelândia.

 


Conclusão

 

Qual é a conclusão que chegamos? Que fazer um intercâmbio é incrível. Comece agora a se planejar, fale com os melhores, eles vão te ajudar no que precisar e faça do seu sonho uma realidade.

O mundo é possível, ele está apenas te esperando.

  • Tags:
  • intercambio
  • canadá
  • irlanda
  • nova zelândia
  • austrália
  • estados unidos

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#