BTB Intercâmbios 

Mala Extraviada: Saiba tudo sobre malas perdidas

11.01.2023

Bagagem perdida ou extraviada é uma situação frustrante que pode ocorrer durante uma viagem, seja de avião, ônibus, trem ou navio. Embora seja raro, é importante estar preparado para lidar com essa eventualidade.

Como uma mala é extraviada?

Uma mala pode ser extraviada por várias razões diferentes ao longo do processo de transporte. Algumas das principais causas incluem:

Erros de rotulagem

As malas podem ser rotuladas incorretamente, o que leva à bagagem ser enviada para o destino errado. Isso pode acontecer quando os agentes de check-in digitam informações incorretas no rótulo da bagagem, ou quando as etiquetas são removidas ou danificadas durante o transporte.

Problemas de transbordo

Quando as malas são transferidas entre voos, elas podem ser perdidas ou se misturar com bagagem de outros passageiros. Isso pode acontecer quando as malas não são carregadas corretamente no voo, ou quando os sistemas de rastreamento falham.

Problemas de segurança

Malas podem ser retidas ou apreendidas pela segurança devido a conteúdo suspeito ou proibido. Isso pode ocorrer quando os passageiros não seguem as regras de segurança de bagagem, ou quando os detectores de metais ou scanners de raio-x identificam algo suspeito.

Danos durante o transporte

As malas podem ser danificadas durante o transporte devido a condições climáticas adversas, má manuseio, ou problemas mecânicos. Isso pode ocorrer quando as malas são jogadas, empurradas ou arremessadas por funcionários, ou quando são expostas a condições climáticas extremas, como tempestades ou neve.

Embora as malas possam ser extraviadas devido a essas razões, as boas companhias de transportes têm sistemas eficientes e robustos para rastrear e recuperar bagagem extraviada, assim como para indenizar os clientes se necessário.

Como evitar que a sua mala seja extraviada?

Faça uma etiqueta de identificação com seus dados de contato

Adicione uma etiqueta de identificação com seu nome, endereço e números de telefone para contato dentro e fora de sua mala. Isso ajudará a companhia de transporte a entrar em contato com você caso sua mala seja encontrada.

Despache sua bagagem corretamente

Certifique-se de despachar sua bagagem com tempo suficiente antes do embarque e de seguir as regras da companhia de transporte em relação ao tamanho e peso permitido para bagagem de mão e despachada.

Fotografe sua mala

Tire fotos da sua mala antes de despachá-la. Isso ajudará na identificação da mala caso ela seja extraviada.

Evite levar itens de valor na mala despachada

Se possível, evite colocar itens de valor na mala despachada, como jóias, dinheiro, documentos importantes, etc. Em vez disso, leve esses itens consigo na bagagem de mão.

Guarde os comprovantes de despacho da sua mala e as informações de contato da companhia de transporte

Mantenha os comprovantes de despacho da sua mala e as informações de contato da companhia de transporte em um lugar seguro e de fácil acesso, caso seja necessário reportar uma mala extraviada.

Siga as regras de segurança da bagagem

Assegure-se de seguir as regras de segurança da bagagem, como não colocar itens proibidos na mala. Isso evitará problemas com a segurança e garantirá a chegada da sua mala ao destino final.

Minha mala foi extraviada. O que fazer agora?

A primeira coisa a fazer ao perceber que sua mala foi extraviada é procurar a companhia de transporte responsável e preencher um relatório de bagagem extraviada. Isso geralmente é feito no balcão de atendimento da companhia no aeroporto ou na estação de transporte. É importante ter em mãos o comprovante de despacho de bagagem e descrever detalhadamente as características da sua mala, incluindo a marca, o modelo, o tamanho, as cores e quaisquer outros detalhes distintos.

Uma vez preenchido o relatório, acompanhar o status de sua mala através do número de rastreamento fornecido pela companhia de transporte. A maioria das companhias de transporte possui um processo automatizado para rastrear e localizar malas extraviadas, e geralmente notificam os clientes assim que a bagagem é encontrada e está pronta para ser reenviada.

Enquanto isso, é recomendável levar consigo itens essenciais, como medicamentos, documentos importantes e roupas para uma ou duas noites. Algumas companhias de transporte oferecem assistência em caso de perda de bagagem, como o fornecimento de itens de higiene pessoal e roupa de cama temporária.

Se sua mala não for encontrada dentro de um período razoável de tempo, a companhia de transporte pode ser responsável por indenizar os itens perdidos ou danificados. Isso geralmente é determinado pela lei internacional de transporte de passageiros (Convenção de Varsóvia), que estipula um limite máximo de indenização. É importante manter recibos e comprovantes de compra dos itens incluídos na mala, pois eles podem ser exigidos como prova de valor.

Em resumo, lidar com uma mala extraviada pode ser estressante, mas é importante seguir as etapas adequadas e se comunicar com a companhia de transporte de maneira oportuna e eficaz. Mantenha a calma, tenha paciência e siga as recomendações acima para garantir que sua mala seja encontrada o mais rápido possível e que você seja indenizado de forma justa.

  • Tags:
  • dicas
  • aeroporto
  • intercambio

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

03 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

03 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

03 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#