BTB Intercâmbios 

Visto Americano - Conheça o processo

30.04.2019

The American Dream, apesar de ser um termo “ultrapassado” o famoso sonho americano ainda continua vivo em muitas pessoas. Atualmente os Estados Unidos é o país mais rico do planeta, estando na categoria de “primeiro mundo”.

Tendo uma: economia estruturada, qualidade de vida, educação de primeira, infraestrutura dentre inúmeras outras qualidades faz com que o país atraia os mais diversos perfis de visitantes.

Entretanto, entrar nos Estados Unidos não é fácil. Mesmo o Brasil possuindo relações internacionais excelentes - Com nosso passaporte podemos entrar em cerca de 150 países para turistar por 90 dias tranquilamente, falamos mais disso aqui - a burocracia ainda existe na hora de tirar o visto americano.

Neste texto vamos explicar como conseguir esse documento “mágico” necessário para entrar na terra do Tio Sam. Lembrando que: existem diversos tipos de visto e cada uma possui determinado tempo e processo diferentes para se adquirir.

Visto tipo F1

O visto tipo F1 é o que mais interessa a pessoas que querem estudar nos Estados Unidos.

Independente do grau de escolaridade (faculdade, médio, fundamental, escola de idiomas, etc) é preciso solicitar esse visto.

A instituição terá que emitir um formulário conhecido como I-20 (Certidão de Elegibilidade). É preciso registrar o aluno no sistema SEVIS (Student and Exchange Visitor Program).

Com a certidão de elegibilidade em mãos você irá marcar uma entrevista com o consulado Norte-Americano, pelo site.

É preciso preencher outro formulário online chamado DS-160 (concordamos que os sites não são os mais bonitos, porém a tecnologia facilitou muito a emissão de vistos) e efetuar o pagamento da taxa SEVIS no valor de US$ 160,00.

O I-20 chega em até 4 semanas (após a efetivação da matrícula).

Visto Americano B-2

O visto de turismo americano, B2, é necessário para nós brasileiros. Infelizmente não entramos na exceção ou programa de isenção de visto (para saber mais vá direto para o site da embaixada americana, em PT-BR, clicando aqui).

Todos os solicitantes, sem exceção, incluindo crianças e bebês listados no passaporte do país, deverão:

- Preencher o formulário (online) DS-160;
- Pagar a taxa de solicitação de visto (US$ 160,00);
- Para turistas brasileiros o passaporte deve ser válido durante o período de permanência.

Existem algumas maneiras de solicitar seu visto tipo B2, os processos são os mesmos, o que difere é se terá mediador ou não. O mediador seria uma agência, auxiliando você ao decorrer do processo.

O governo americano emite os vistos através de sua embaixada em Brasília e de seus consulados, localizados em: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
 
Para saber os documentos necessários e mais detalhes basta clicar aqui.



Visto Americano J-1

Um dos vistos que mais vem crescendo nos últimos anos. O visto J1 é utilizado para quem quer fazer intercâmbio com destino ao Estados Unidos - o programa de au pair também se encaixa.

O visto J1 é sempre auxiliado por uma agência de intercâmbios e/ou instituição de ensino.

Diferentemente do B2 o J1 permite que a pessoa fique mais tempo na América (o tempo possui variações, vai de acordo com o programa de intercâmbio escolhido) desde que: “Esteja exercendo uma função pré-combinada, treinamento ou pesquisa no âmbito de um programa aprovado oficialmente e patrocinado por uma instituição de ensino ou outra instituição sem fins lucrativos.” Segundo palavras do próprio governo americano.

Visto Americano H

Caso você tenha a intenção de trabalhar nos Estados Unidos, pode solicitar o visto tipo H.

 

Visto Americano H1 - B (Especialista Graduado)

 

O H1 - B pode ser requisitado quando você é um especialista em determinada área e já possui um pré-contrato com um empregador dentro do território americano.

Os requisitos mínimos são: Formação universitária de 4 (bacharelado) ou mais anos ou ter uma certificação profissional com habilidades diferenciadas.

Você pode encontrar esta explicação como Habilidades Extraordinárias - esta exceção é rara e muito específica. Utilizada apenas para profissionais de áreas que não possuem muitos especialistas.


Segunda a Embaixada Americana - “Antes de submeter a petição de trabalho (formulário I129-4) junto ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos), o empregador deve apresentar um pedido de condição de trabalho junto ao Departamento do Trabalho, relativo aos termos e condições contratuais.

 

Visto Americano H2-B (trabalhador qualificado e não-qualificado)

 

 

Quem faz o pedido deste tipo de visto é o próprio empregador. Talvez o H2-B seja o visto de trabalho mais famoso nos Estados Unidos.

Os trabalhos conquistados com este visto são temporários e/ou sazonais. E é preciso que o empregador comprove para o Governo que não encontrou alguém em território americano para fazer o serviço tendo assim que trazer uma pessoa estrangeira para tal função.

Novamente, segundo o Consulado Americano - “Antes de submeter a petição (formulário 129H) junto ao USCIS, o empregador é obrigado a obter junto ao Departamento do Trabalho um certificado confirmando que não há trabalhadores americanos qualificados para as funções nas quais se baseia a petição.

Visto Americano H3 (estagiário)

 

Um dos vistos mais interessantes para os jovens de todo o país. Conquistar um estágio já é algo muito importante, muitas vezes um estágio é o primeiro emprego da carreira de uma pessoa, agora imagine estagiar nos Estados Unidos.

O visto H-3 torna isso possível, precisa ser um estágio com objetivo de treinamento não acadêmico e também deverá ser um treinamento que não esteja disponível no país de origem do requerente.

 O empregador precisará preencher o formulário I-129 junto ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos).

Cônjuges, Crianças e Parceiros

 

O cônjuge e os filhos menores de 21 anos de portador de visto H poderão requerer o visto do tipo H-4 (isso é para a família do trabalhador(a) pode acompanhá-lo(la) durante seu tempo de serviço.

ATENÇÃO:


1 - O visto H-4 não habilita para trabalho. Caso o cônjuge tenha interesse em trabalhar, ele ou ela deverá solicitar outro visto de trabalho;

2 - Os dependentes portadores de visto H-4 poderão estudar nos EUA com esse visto, sem necessidade de requerer o visto F-1.

 

Conclusão

Esses são apenas alguns dos inúmeros vistos que permitem você entrar nos Estados Unidos da América. Para acessar todos basta clicar aqui.

Existem algumas dificuldades e riscos é claro, a principal é, não conseguir o visto. A quantidade de documentos e comprovações necessárias pode fazer com que em algo você não cumpra o que o Governo americano exija.

Por isso na hora que a ideia de viver na América e viver o sonho americano começar a aflorar, já vá atrás dos documentos necessários. Dinheiro é muito importante para uma viagem e/ou intercâmbio, mas para os EUA, documentação é super importante (também).

Mas apesar de ser um pouco mais difícil é tudo muito recompensador, as oportunidades que os Estados Unidos traz são infinitas, um lugar onde as oportunidades surgem, onde seus sonhos podem se tornar realidade! 

 

  • Tags:
  • estados unidos
  • novayork
  • eua
  • sandiego

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#